CNI lança Agenda Legislativa no Congresso Nacional

A 24ª edição do documento produzido pela indústria nacional traz 123 proposições que tramitam na Casa e que impactam o setor

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou na manhã desta terça-feira, 2 de abril, a 24ª edição da Agenda Legislativa da Indústria. A cerimônia ocorreu pela primeira vez no Congresso Nacional, em uma sessão solene com a presença de parlamentares e dirigentes de entidades representativas do setor.

O documento reúne 123 propostas que estão em discussão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e que influenciam direta ou indiretamente no desempenho das indústrias nacionais. A CNI classifica as matérias como convergentes ou divergentes e explica os pontos positivos e negativos das proposições.

“A realização deste evento no Congresso Nacional é um privilégio de grande significado para a CNI, principalmente porque temos plena consciência da grande responsabilidade do Poder Legislativo na modernização institucional do Brasil”, afirma o presidente em exercício da CNI, Paulo Afonso Ferreira.

O presidente do Senado e da Mesa Diretora do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) reconheceu que a Agenda Legislativa da Indústria é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico.

Para o senador, “o Parlamento não pode se dissociar dos interesses de um setor importantíssimo para o Brasil. Tratar isso de forma clara, aberta e franca é exercer a cidadania de homens e mulheres que foram eleitos pelo povo brasileiro para, nesta Casa, representar setores importantes e fundamentais para a construção de um grande Brasil”.

A indústria brasiliense foi representada pelo presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e por dirigentes de entidades filiadas à Federação. Ricardo de Figueiredo Caldas, presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), era um dos representantes presentes.

“Essa é uma agenda construída com a participação das entidades representativas, inclusive do Sinfor, e reflete bem o que esperamos do nosso Parlamento.”

Entre os parlamentares que participaram da solenidade estavam os autores de requerimento da sessão, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e deputado federal Efraim Filho (DEM-PB); o senador Izalci Lucas (PSDB-DF); o senador Jorginho Mello (PR-SC); o deputado Vinícius Poit (Novo-SP); o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO); e o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ).

Foto da capa: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Foto interna: Sinfor-DF