Cadeia Produtiva da Indústria da Informação do DF
O objeto da análise deste projeto, a Cadeia Produtiva da Indústria da Informação, onde o conceito de Cadeia Produtiva é estudado o conjunto articulado de atividades/operações econômicas, técnicas, comerciais e logística das quais resulta produtos ou serviços finais: ou, ainda sendo, a sucessão das relações estabelecidas em todas as operações de produção e comercialização, necessárias à transformação de insumos em produtos ou serviços, visando à satisfação do cliente final.
Devido as suas características sistêmicas, seus estudos têm ganhado importância na compreensão das complexas estruturas de geração de produtos e serviços, na visualização das relações de interdependência de atores e da natureza dessa relação, tanto de competição, quanto de coordenação. Como também a avaliação nas condições de equilíbrio ou desequilíbrio de negócios pela identificação dos elos fortes e fracos que compõe a cadeia, verificando ainda assim, as oportunidades de desenvolvimento ou das deficiências que devem ser corrigidas.
Portanto, o estudo da cadeia produtiva é uma análise que dá suporte ao planejamento de ações estratégicas para manter, recuperar e promover a harmonia do sistema econômico e introduzir inovações na rede relacional
A Cadeia Produtiva da Indústria da Informação e Telecomunicações se difere muito das demais Cadeias Produtivas, por ser mais intensa em tecnologia e detentora de maior especialização técnica. Por esse motivo, não é tão sensível ao fator preço, tornando-se assim uma das mais promissoras da região.
Esta dividida em segmentos: software, hardware, desenvolvimento, serviços operacionais, infra-estrutura, educação, centros tecnológicos, comércio, telecomunicações. No caso de produção de equipamentos, conforme tendência mundial, a concentração de produção em poucas empresas, que estão localizadas em paises de mão-de-obra barata.
Ao que parece, no DF é mais atraente, tanto por suas características estruturais quanto pelo potencial do seu mercado consumidor, desenvolver o segmento de prestação de serviços técnicos e produção de softwares. Já no segmento industrial propriamente dito, as melhores chances parecem estar nos periféricos e nos componentes auxiliares.
Com o intuito de conseguir efetiva competição nesse negócio, é preciso agregar conhecimento gerenciais, tecnológicos e de mercado, estabelecendo relações mais efetivas com grandes fornecedores, produtores nacionais e mundiais e grandes clientes potenciais na região.
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