Times femininos são premiados em torneio de robótica
Competição realizada durante o evento Brasília Mais TI reuniu 45 equipes com cerca de 140 alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Distrito Federal
Equipes femininas ganharam a primeira colocação em duas categorias no torneio de robótica realizado durante o Brasília Mais TI, que ocorreu nesta semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O time Falcões, do Centro de Ensino Fundamental 01, do Gama, ganhou na categoria Chão de Fábrica, com um robô voltado para transporte de caixas de um lugar para o outro. Já o Turbinados, formados por meninas do Ensino Fundamental I do Colégio Militar de Brasília, venceram na categoria Segue Linha, com o desenvolvimento de um carrinho de corrida.
Na principal categoria do torneio de robótica, “Chão de Fábrica Nível 2”, as três primeiras colocações ficaram com uma única escola pública: o Centro Educacional 03, do Gama. O primeiro lugar foi da equipe T-Rex, o segundo da Mach 20 e o terceiro da H-Tech Bots.
Carlos Jacobino, presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) e organizador do Brasília Mais TI, destaca que, com o aumento da automação e da tecnologia nas empresas, evidenciado pelo crescimento de 68% no uso de robôs nas indústrias brasileiras em um ano – é vital que as escolas preparem seus alunos para essas novas realizadas. “A participação em torneios de robótica oferece uma base sólida para carreiras nas áreas de engenharia e tecnologia”, afirma Jacobino.
Na categoria “Segue Linha Nível 2”, para estudantes do ensino médio, a equipe vencedora foi 8-Bits, do Colégio Militar, e, na categoria “Sumô”, também de ensino médio, em que robôs foram programados para lutar, o time Magic Hunter, do EduSesc, do Serviço Social da Indústria (SESI-DF), ficou em primeiro lugar.
No evento, também ocorreu um hackaton – em que grupos de estudantes e startups trazem soluções para problemas reais – para desenvolver tecnologias voltadas para melhoria da saúde pública. A vencedora da competição foi a ConectaBem, de um grupo formado por profissionais de TI de Ceilândia com estudantes da área de saúde do campus da Universidade de Brasília (UnB) da cidade-satélite, que criou uma estação de saúde automatizada com quadros clínicos e pré-análises
Premiação de empresas de TI
Na noite desta quinta-feira (28) foi entregue o Prêmio Sinfor Nacional de Tecnologia. Nas categorias empresariais, a G4F foi a “Empresa Destaque”, o “Produto Destaque” foi o Nexia da empresa Zello e a U4Hero venceu na categoria ‘Destaque Startup ou Pequena Empresa”.
Entre as autoridades, personalidades e entidades reconhecidas, estão a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Paulo Foina, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNTC) e Marco Antônio da Costa Junior, diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Também foram reconhecidos o deputado federal Eros Biondini e a deputada distrital Jane Klebia.
Na categoria “Transformação Digital para o Bem”, o Estado do Piauí foi o destaque pelo processo de transformação digital que tem se tornado referência para outros estados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também receberam homenagem do Sinfor.