Principais instituições de tecnologia da informação impulsionam a transformação digital no DF

Evento na Torre de TV Digital reúne líderes do setor produtivo e autoridades públicas para lançamento de iniciativa estratégica

 

As nove principais instituições de tecnologia da informação da região uniram forças para acelerar a transformação digital do DF. A assinatura do Memorando de Entendimento, nesta quinta-feira (8), na Torre de TV Digital, oficializou a criação do Grupo de Fortalecimento da Tecnologia da Informação do Distrito Federal (GForTI).

“A formação do GForTI é um passo importante para integrar as diversas vertentes do nosso ecossistema – como a academia e o setor produtivo – e para fomentar uma visão sistêmica que fortaleça a infraestrutura tecnológica, os ambientes de inovação e a capacitação profissional no DF”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman.

Reisman aproveitou a ocasião para ressaltar projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos pela secretaria, como o Centro de Inovação em Inteligência Artificial (CIIA) e o Polo Criativo Tecnológico do Setor Comercial Sul. “Com infraestrutura de ponta, o CIIA está posicionado para criar soluções tecnológicas que irão enfrentar desafios críticos em áreas como saúde, educação e segurança, ” enfatizou.

O GForTI é composto por instituições de destaque, incluindo a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro/DF), a Brasil Startups, o Centro de Tecnologia de Software de Brasília (Tecsoft), a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), o Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, o Instituto MultipliCidades e o Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF).

Para o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior, a iniciativa demonstra o compromisso das empresas que compõem o setor de TI com o fortalecimento de todo o ecossistema. “Nos últimos quatro anos, conseguimos grandes avanços para a ciência, tecnologia e inovação do DF. Isto se deve, principalmente, à estreita colaboração entre o governo, a academia e o setor produtivo,” afirmou.

Como um dos principais focos na transformação digital do Distrito Federal, o GForTI vai intensificar a formação e capacitação de profissionais para atender às crescentes demandas do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação local. Essa união estratégica promete ser um divisor de águas para o desenvolvimento tecnológico da capital federal, alinhando esforços para garantir um futuro mais inovador e digitalmente integrado.

*Com informações da Secti

Fonte: Principais instituições de tecnologia da informação impulsionam a transformação digital no DF | Agência Brasília (agenciabrasilia.df.gov.br)
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, ressalta que o GForTI fortelece “a infraestrutura tecnológica, os ambientes de inovação e a capacitação profissional no DF” | Foto: Divulgação/ Secti