Presidente do Sinfor-DF, Carlos Jacobino, recebe prêmio AI EXPERIENCE Awards 2025
Evento em Brasília reuniu representantes do setor público, pesquisadores e executivos para destacar iniciativas que impulsionam o uso de IA no país
O fortalecimento de Brasília como referência nacional em tecnologia e inovação tem sido sustentado por lideranças que transformam visão em política pública e oportunidades concretas para empresas e cidadãos. Nesse contexto, o presidente do Sinfor-DF, o empresário Carlos Jacobino recebeu o prêmio Personalidade de IA no EXPERIENCE Awards 2025.
“A Inteligência Artificial está permitindo que Brasília avance com mais precisão nas escolhas que moldam seu futuro. Cada movimento que amplia a presença da tecnologia no cotidiano do cidadão fortalece a competitividade do nosso território. Esse prêmio alcança todas as pessoas que constroem esse ambiente em que inovação se traduz em novos serviços públicos, novas empresas e mais oportunidades”, afirma Jacobino.
O prêmio é organizado pela Giant Inovação e reuniu representantes do setor público, pesquisadores e executivos para reconhecer iniciativas que impulsionam o uso da Inteligência Artificial no país. A edição deste ano destacou a expansão de projetos de IA em áreas estratégicas e a crescente integração entre governo, empresas e universidades.
Segundo a coidealizadora do AI EXPERIENCE e head de Relacionamentos Estratégicos da GIANT Inovação, Eliane Raye Vallim, a premiação busca evidenciar contribuições que influenciam a modernização de serviços públicos, a competitividade empresarial e a formação de profissionais para setores tecnológicos em ascensão.
Nos últimos anos, Jacobino tem atuado em iniciativas que aproximam empreendedores, governo e instituições de pesquisa em projetos de transformação digital no Distrito Federal. Ele participa de articulações que buscam ampliar o uso de soluções baseadas em IA em serviços públicos e em programas de qualificação tecnológica, movimento que contribui para o fortalecimento do ecossistema local de inovação.
Vice-governadora do DF, Celina Leão, também é homenageada
Também foram homenageados a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o diretor de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco; o professor Anderson Soares, da Universidade Federal de Goiás, responsável pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial; e o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Fernando Brites; o Presidente da FAPDF, Leonardo Reisman; o Presidente da BIOTIC, Gustavo Henrique.
Em comum, os premiados atuam em frentes distintas ligadas ao avanço da inovação e à adoção de novas tecnologias em escala regional e nacional.
“A presença de lideranças públicas e privadas na lista de reconhecidos reflete a consolidação de Brasília como um polo emergente de inovação”, explica a coaidealizadora do prêmio. A capital tem recebido centros de pesquisa, programas de incentivo e eventos dedicados à modernização da administração pública e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, ampliando sua participação no cenário nacional de tecnologia.