Empresários se reúnem para reativar APL de TI
Projeto criado em 2005 ajudou a fomentar o setor de tecnologia da informação do DF
Cerca de 25 empresários do setor de tecnologia da informação de Brasília se reuniram na Galeteria Beira Lago nessa sexta-feira, 15 de março, com o objetivo de reativar o projeto Arranjo Produtivo Local da TI (APL da TI).
A iniciativa, que tinha o apoio de instituições como o Sebrae no DF e o Sinfor-DF, aumentou o acesso das empresas a certificações nacionais e internacionais de gerenciamento de projetos e modelos de negócios.
“Todas as vezes que um grupo de empresários como este se reunir para discutir projetos como o APL da TI estará contribuindo para o crescimento dos negócios como um todo e, consequentemente, para o desenvolvimento do País”, disse o presidente do Sinfor-DF, Ricardo de Figueiredo Caldas, ao reafirmar o apoio do sindicato ao projeto.
O empresário Paulo Alexandre foi um dos idealizadores do encontro. Ele destacou alguns resultados positivos do projeto, como o estímulo a novos negócios e o aumento da receita das empresas. “As capacitações aumentaram muito a qualidade do nosso trabalho”, avaliou.
Um dos ex-presidentes do APL de TI, Ricardo Masstalrz também participou da reunião. “Um dos grandes benefícios do projeto é a nossa união. Todo movimento associativista une as necessidades e ajuda a otimizar os recursos”, disse.
A ideia inicial é que o grupo se reúna mensalmente para trocar experiências e reativar as ações que fomentaram o setor no início da década de 2000. Os empresários também pretendem elaborar um documento para buscar novas e antigas parcerias.