Cidades Inteligentes: transformação digital exige inovação

Evento em San Francisco, nos Estados Unidos, terá como foco discussões sobre o equilíbrio necessário para que investidores possam aproveitar oportunidades

A OBr.global, aceleradora de negócios internacionais está com inscrições abertas para o programa Silicon Valley UX – Smart Cities, imersão em San Francisco, de 9 a 16 de fevereiro de 2019, com vivências práticas em inovação e competitividade para cidades inteligentes.

“Há uma nova onda de inovação e os empreendedores precisam entender que é necessário um equilíbrio para não matar as oportunidades”, adverte o idealizador do evento e um dos principais articuladores do Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes (OBCI), Robert Janssen.

“O exemplo do problema vivido pela startup de patinetes em São Francisco é perfeito. A ideia foi ótima, mas a execução foi desastrosa e por pouco não matou a iniciativa. Novas tecnologias estão aí, mas é preciso mitigar os riscos para que a inovação não tenha efeito contrário”, observou ainda o especialista.

Cidades Inteligentes estão no topo das novas aplicações e no Brasil, observa Janssen, os pesquisadores precisam deixar os muros da academia para ter a visão de mercado. “É preciso provocar esses pesquisadores da melhor maneira possível. Eles precisam ter a visão do mercado para satisfazer os consumidores”, observa o especialista.

Com conteúdo elaborado e executado por nativos do Vale do Silício, a imersão Silicon Valley UX faz parte do programa de Internacionalização da OBr. A inicaitiva é destinada a executivos, empresários, investidores, empreendedores e todos que buscam aprofundar e acelerar seus conhecimentos e expertise em empreendedorismo, inovação, competitividade e internacionalização.

Proporciona uma experiência única no desenvolvimento de novos conhecimentos e oportunidades de estabelecer conexões locais, aumentando o nível de maturidade e fornecendo ferramentas para obter maior competitividade.

O programa oferece ainda um workshop Pitch ao Modo do Vale, que ajuda a aperfeiçoar o pitch para investidores, conforme a prática local do Vale; aula de pós-graduação em empreendedorismo digital na UC Berkeley; palestras e rodadas de negócios com investidores locais, institutos e agências de fomento, como Latin SF, iHub, Fremont Digital; e recomendação de eventos locais de networking.

Articulador do OBCI, Janssen diz que a transformação digital – que significa o uso da tecnologia e da inovação em áreas como segurança pública, saúde e mobilidade – exige uma bandeira de aproximação entre pesquisadores e o mercado. “Sei que isso é uma bandeira antiga, mas nós sabemos que, agora, as tecnologias dirsputivas estão à mão. Precisamos gerar inteligência e isso só acontecerá com academia e mercado andando junto. O Brasil pode fazer a diferença”, completa o executivo.

Fonte: Convergência Digital