Brasília Mais TI promoveu 29 palestras em dois dias de mostra
Entre os convidados estavam representantes do governo federal e do judiciário. Cerca de 600 pessoas participaram do evento no Clube do Exército
A segunda mostra de tecnologia Brasília Mais TI, em 27 e 28 de novembro, reuniu cerca de 600 pessoas no Clube do Exército. Passaram por lá 29 palestrantes para falar sobre tecnologia na saúde, na segurança, na educação, nas finanças pessoais, no direito.
Também participaram especialistas que mostraram inovações que facilitam a vida das pessoas, como aquelas de monitoramento de batimentos cardíacos ou de sintomas de doenças crônicas por meio de aplicativos no celular, e de serviços públicos, como o monitoramento de bolsas de sangue nos hemocentros.
Outra discussão importante na mostra foi sobre compras públicas. Representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Tribunal de Contas da União; e do próprio setor produtivo debateram o assunto tão próximo das empresas instaladas na capital federal.
“Esse foi um diálogo da maior importância visto que o principal mercado consumidor das nossas empresas é o governo federal. Estamos preparados para atender às demandas com serviços e produtos de altíssima qualidade”, disse o presidente do Sinfor-DF, Ricardo Caldas.
Para ele, o evento foi marcado por discussões importantes e inexoráveis para a transformação digital. “Brasília e o Brasil precisam se inserir nessa onda digital”, destacou. Ele também se mostrou otimista com o desenvolvimento do setor diante dos governantes que assumirão os governos federal e de Brasília a partir de 2019.
Como membro da equipe de transição do governador eleito Ibaneis Rocha, Caldas comemora: “O plano de governo busca promover uma gestão com o conceito de cidades inteligentes, com acompanhamento em tempo real de invasão de terras e controle de trânsito, com maior diálogo entre os órgãos por meio de inovações tecnológicas que estamos mais do que preparados para apresentar”.
Além das palestras e dos painéis, foi promovida durante a mostra uma rodada de negócios com a participação de 12 empresas.
Empresas mostraram sua produção aos visitantes
Ao lado do auditório principal, empresas de Brasília apresentaram seus produtos inovadores. Quarenta e duas empresas participaram dessa área. Os visitantes puderam conhecer produtos como o que simplifica o processo de entrega de documentos e análise de projetos de construção e outro que identifica cobranças indevidas nas contas de telefone.
Também foram apresentados projetos inovadores do Senai, que misturam tecnologia e educação dentro de sala de aula com a integração dos livros com aplicativos de celular que tornam o conteúdo mais atrativo para os alunos do ensino técnico.
Alunos do Sesi explicavam orgulhosos como montaram robôs e programaram suas ações para participar de competições locais e nacionais. Como o uso da tecnologia aliada a matemática, língua portuguesa, física e outras disciplinas pode transformar o jeito de aprender e de se relacionar.
União do segmento de tecnologia da informação
O Brasília Mais TI foi organizado pelo Sinfor-DF e promovido por entidades representativas do segmento que se uniram para contribuir para a divulgação e desenvolvimento do setor: Assespro-DF, TecSoft, Asteps e Sindesei.
O evento teve o apoio do Sebrae, do UniCeub e do Cotidiano Aceleradora de Startups. Além disso, foi patrocinado pela Fibra, Central IT, ISG Participações e Caixa Econômica Federal.