Homenageados pela CLDF reforçam importância do papel feminino na ciência e tecnologia

As lideranças, que compuseram a mesa da sessão solene, (Vice-presidente executiva do SINFOR-DF recebe moção da Câmara Legislativa do Distrito Federal) ressaltaram o papel das mulheres na ciência, tecnologia e inovação e compartilharam experiências de suas trajetórias no setor.

Silvia Marruá, presidente da Embrapa

A presidente da Embrapa, Silvia Marruá, lembrou que é a primeira mulher a assumir o comando da instituição em 50 anos. Pesquisadora de carreira desde 1989, ela destacou que sua formação em computação e atuação no agronegócio sempre foram marcadas pela predominância masculina.

“Quando entrei na Embrapa, em 1989, a diretoria tinha apenas uma mulher, como se fosse uma cota. Hoje, nossa gestão é majoritariamente feminina. Isso não significa substituir, mas somar, porque a complementaridade entre homens e mulheres enriquece a gestão”, afirmou.

Ela ressaltou o impacto de pesquisas lideradas por mulheres, citando a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio, desenvolvida pela pesquisadora Johana Döbereiner, que gera economia anual de R$ 16 bilhões ao Brasil. “Esse é um exemplo da importância da liderança feminina na ciência”, afirmou.

Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF

A superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, parabenizou a deputada Dra. Jane pela iniciativa e disse que as homenageadas foram escolhidas “a dedo”. Para ela, o reconhecimento é uma forma de “trazer luz ao trabalho gigantesco e desafiador de tantas mulheres”.
Rose destacou ainda a presença da brasileira Mônica Monteiro na presidência do BRICS Woman e relembrou um encontro do grupo na Rússia. “Me emocionei ao ver a alegria de uma mulher que há apenas um ano podia tirar carteira de motorista. Isso mostra o quanto o Brasil já avançou e como nossas mulheres ocupam posição de destaque”, disse.

Leonardo Reisman, presidente da FAP-DF

De acordo com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Leonardo Reisman, a presença feminina em tecnologia ainda é baixa: cerca de 20% no mercado e 30% em cursos das áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Ele explicou que essa limitação está ligada ao chamado “teto de vidro” e defendeu a divulgação de exemplos inspiradores. “Precisamos que os modelos de referência cheguem até as estudantes, para que elas se sintam capazes de ocupar esses espaços”, afirmou.

José Aparecido, presidente da Fecomércio-DF

O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido, afirmou que as mulheres estão “começando a reagir” e a ocupar espaço na tecnologia. Ele lembrou que a entidade foi a primeira no país a criar uma Câmara de Mulheres Empreendedoras, iniciativa que hoje tem alcance nacional.

Aparecido destacou ainda a participação feminina no empreendedorismo do DF. “Trinta e duas em cada cem empresas abertas são de mulheres. Além disso, 42% dos lares são chefiados por elas e 84% das compras no comércio são feitas por mulheres”, disse.

Laura Oliveira, vice-presidente do CODESE

A vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE), a empresária Laura de Oliveira Vieira, relatou sua experiência em um curso de eletrotécnica há mais de 30 anos, quando apenas seis mulheres estavam em uma turma de 50 alunos. “Três concluíram o curso, o que mostra como o desafio sempre foi grande”, afirmou.Ela defendeu a multiplicação de iniciativas como a sessão solene e destacou as dificuldades para fechar turmas de cursos de tecnologia voltados exclusivamente para mulheres em regiões periféricas. “Os laboratórios continuam intensamente masculinos. Precisamos trazer essa pauta também para os homens e multiplicar ações todos os dias”, disse.

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.