Conexões e parcerias transformam o turismo e impulsionam a Economia Criativa
Painel no Brasília Mais TI destaca as inovações e parcerias estratégicas
A economia criativa e o setor do turismo têm sido impulsionado pelas conexões entre diversos atores do setor produtivo, governamental e da sociedade civil para gerar renda e inclusão socioprodutiva. O painel realizado no Brasília Mais TI teve a participação de representante do Sebrae e da organização Conexão Mais Impacto.
Cynthia Uchoa, analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, destacou as iniciativas do Sebrae que têm impulsionado a inovação em pequenas empresas do turismo. Ela mencionou programas como o “Turbine no Paraná”, que oferece atendimento personalizado e planejamento focado em negócios. “O Sebrae tem investido fortemente em soluções que conectam o turismo e a economia criativa, utilizando Inteligência Artificial para inovação em áreas como gastronomia, música e teatro, criando novos produtos culturais e ampliando a inserção dessas atividades no mercado de forma contemporânea”, afirmou.
Ela também ressaltou a importância da governança empreendedora e de longo prazo, destacando que o Sebrae busca estabelecer uma governança eficiente para fomentar a inclusão produtiva e a qualificação dos serviços. A sinergia entre cultura, economia, e tecnologia fortalece o desenvolvimento da economia criativa, com o Sebrae promovendo um ecossistema que integra o turismo e a cultura dentro de uma lógica de mercado territorial conjugada.
A parceria entre Sebrae e o Ministério da Cultura (Minc) também foi mencionada como uma ação importante para o fortalecimento da economia criativa no Brasil, fomentando o desenvolvimento de projetos culturais e garantindo sustentabilidade econômica para as atividades culturais e turísticas, com o destaque para a descentralização do investimento à cultura por meio do repasse diretamente para estados e municípios.
A coordenadora da Coalizão pelo Impacto, Daniela Estevam, enfatizou o papel das redes de parcerias na criação de modelos de negócios que resolvem problemas socioambientais. Ela destacou a importância de fortalecer organizações que apoiam empreendedores comprometidos com o impacto social, especialmente aqueles ligados ao turismo de base comunitária. “A Coalizão trabalha para fortalecer lideranças locais e fomentar negócios que gerem impacto positivo nas comunidades”, disse Estevam, destacando a interconexão entre turismo, inovação e sustentabilidade.
O Brasília Mais TI se encerra nesta quinta-feira (28) após três dias de painéis, feira de negócios e robótica. O evento reuniu empresários, especialistas e estudantes e trouxe discussões sobre a transformação digital, com ênfase no impacto da inteligência artificial, e a sustentabilidade.