Descrição do Desafio

Empresa/Instituição: Cuide-se Pra Cuidar
Ramo de Atuação: Autocuidado Materno
 
  1. Título do Desafio:

 Conhecimento e Apoio Para Mais Saúde Emocional

  1. Contexto:

    Eu tenho um Clube de Leitura de Autocuidado Materno (CLAM) que é diferente de outros clubes de leitura porque não é sobre ler livros, é sobre fazer parte de um ambiente fortalecedor com pessoas que tem objetivos comuns quanto ao próprio desenvolvimento pessoal e ter acesso a conhecimentos transformadores que sejam colocados em prática imediatamente para trazer transformações perceptíveis não só na maternidade, mas na vida como um todo, nas mais variadas áreas.
    E venho pensando em formas de estimular ainda mais as alunas e beneficiar outras mulheres que talvez não tenham condições de participar do CLAM no momento. 

  2. Oportunidade:

    A ideia é criar um aplicativo ou uma assistente virtual conduzida por IA e alimentada pelos livros que já lemos no CLAM (que aumentam a cada mês) para oferecer suporte e apoio confiável a essas mulheres, a partir de informações corretas e atualizadas acerca do desenvolvimento humano e inteligência emocional.
    Alguns dados que demonstram a importância deste tipo de iniciativa:

    ⇒ 7 em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade são mulheres. (fonte: Institute For Health Metrics And Evaluation, 2019)
    ⇒ A depressão pós-parto atinge 19% das puérperas nos países em desenvolvimento. Isso é muita coisa!! Praticamente 2 mulheres em cada 10! (fonte: Organização Mundial de Saúde – OMS)
    ⇒ A ansiedade é o transtorno mais comum no Brasil e faz parte do dia a dia de 6 em cada 10 mulheres brasileiras. Estresse, irritabilidade, baixa autoestima, fadiga, sonolência, insônia e tristeza também são sintomas relatados cotidianamente. (fonte: Lab Think Olga, 2023)

    É cada vez mais necessário e urgente cuidar da nossa saúde emocional e, proporcionalmente, são as mulheres que mais sofrem com esta falta de cuidado devido. Como se não bastasse, ainda temos mais um motivo para cuidar especialmente das mulheres: mais da metade da população brasileira (51,5%) é composta de mulheres (fonte: censo do IBGE, 2022). E 100% do restante (48,5% que são homens) são filhos de uma mulher. Ou seja: cuidando das mulheres, conseguimos impactar – direta ou indiretamente – 100% da população.  

REALIZAÇÃO

APOIO