O SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA INFORMAÇÃO DO DF (SINFOR-DF) em paceria com a BIOTIC S/A, assinaram convênio nº 01/2022 que desenvolveu em conjunto o programa denominado INOVATI-DF, com vistas a estimular o desenvolvimento da Inovação em empresas de Tecnologia da Informação do DF e promover o Parque Tecnológico de Brasília, o BIOTIC.

O objetivo é estimular o desenvolvimento e a implantação de soluções inovadores em Tecnologia da Informação bem como contribuir para a consolidação do Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC, como locus fértil ao surgimento da Inovação e aprofundamento do desenvolvimento tecnológico no Distrito Federal.

O Programa conta também com ao apoio das demais entidades promotoras do desenvolvimento empresarial do setor de TI, a Abipti, a Assespro-DF, a Brazil Start-ups, o Sindisei, e o Tecsoft. Segue abaixo as ações para o desenvolvimento da inovação;

Podem participar Propositores de soluções e serviços inovadores: Empresas privadas desenvolvedoras de soluções e serviços inovadores em Tecnologia, de qualquer porte e tempo de constituição, com sede no DF e propositores de desafios: empresas e instituições públicas e privadas, incluindo órgãos públicos de qualquer esfera ou poder, do DF ou de outras UFs.

INOVAÇÃO EM 5G
Objetivo:
Viabilizar o acesso das empresas locais ao Laboratório Huawei localizado no Parque Tecnológico

Metas: Viabilizar a concepção, desenvolvimento e teste de 10 projetos inovadores das empresas baseados na tecnologia 5G.

DATALAB
Objetivo:
Implantar ambiente de aceleração de projetos de bidgata/analitics propostos por empresas inovadoras

Meta: Apoiar a concepção, desenvolvimento e teste de 10 projetos voltados a big/data analitics, com foco preferencial em e-gov.

CROSS INNOVATION E TECH TREND INNOVATION
Objetivo: Atrair empresas de outros segmentos econômicos para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras baseadas em TI e apoiar a aceleração de projetos inovadores de empresas nas áreas de blockchain, IA, machine learning e IoT atrair empresas de outros segmentos econômicos para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras baseadas em TI

Meta: Apoiar a concepção, desenvolvimento e teste de 10 projetos potencialmente inovadores de empresas de outros setores econômicos, preferencialmente desenvolvidos em parcerias com empresas de TI e preferencialmente com ancoragem física no parque (espaço exclusivo ou compartilhado).

SOCIAL INNOVATION
Objetivo: Apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores com impacto social, baseados em TI, desenvolvidos por empresas em geral

Meta: Apoiar o desenvolvimento de 10 projetos baseados em Tecnologia da Informação, preferencialmente com ancoragem física no parque (espaço exclusivo ou compartilhado), voltados à área social, como reciclagem de materiais em geral, micro-crédito, capacitação de jovens carentes no uso da TI no mercado de trabalho, empreendedorismo feminino, ou outros.

AGENDA ESTRATÉGICA DA INNOVAÇÃO NO BIOTIC
Objetivo: Realizar planejamento que balize as atividades voltadas ao aumenta da capacidade inovativa das empresas

Meta: Realizar planejamento com desdobramentos em ações de melhoria da capacidade inovativa e, inclusive, viabilizar a apresentação de pleitos de captação de recursos em órgãos como FINEP e BNDES, atraindo recursos de fomento à inovação, de forma coletiva.

PROMOÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO BIOTIC
Objetivo: Dar visibilidade ao Parque Tecnológico de Brasília promovendo a articulação entre as empresas conectadas ao Parque BIOTIC com empresas localizadas em outros parques para desenvolvimento de projetos comuns.

Meta: Realizar duas missões empresariais em outros parques tecnológicos e atrair a visita de três missões de outros parques ao BIOTIC e realizar uma missão a feira internacional para prospecção de tendências.

CAPACITAR PARA INNOVAR
Objetivo: Capacitar empresas em temas atinentes à melhoria da capacidade inovativa, tais como: Inovação aberta, gestão de Inovação em empresas em geral; Instrumentos Institucionais de Captação de Recursos para Inovação: FAP, FINEP, BNDES, FCO; Como preparar projetos; Conceitos de Capitalização de Empresas: angel investors, venture capital, partner equity, série e rodads de investimento, fundos de investimentos, etc; Como capacitar Investidores Privados; Métodos Ágeis de Gestão de Projetos; Tendências Tecnológicas de Destaque para os próximos anos.

Meta: Capacitar representante de 200 empresas nos temas elencados e outros que se mostrem pertinentes.

REALIZAÇÃO