Sexta, 22 de Setembro de 2017

Palavra do Presidente 45

Os jogos digitais, as apostilas online, as aulas EAD são todas ferramental tecnológico que aumenta a motivação dos estudantes e facilitam a profissionalização das pessoas. São excelentes formas de usar a tecnologia a favor da Educação, mas já estão longe de ser inovação. Quando falamos em algo inovador, precisamos ter em mente uma ideia que ninguém antes pensou ser realizável. É um instrumento realmente capaz de transformar a realidade da massa. Os automóveis, os eletrodomésticos, os smartphones trilharam por esse…

 O primeiro ciclo de debates do projeto Brasília 2060, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no último dia de agosto, poderia ter sido bastante óbvio sob a constatação de que a vocação natural de Brasília pauta-se pela evolução tecnológica. Poderiam ter sido só mais dois dias de discursos se não fosse pelo resgate de um histórico que admite exatamente qual o ponto chave que impede a cidade de progredir – o próprio governo. Após ouvir…

Quando uma autoridade dá um conselho, o mínimo que se pode fazer é escutar. O setor de tecnologia tem recebido vários, alguns num mesmo sentido. Há quase meio século, em 1968, o genial Stanley Kubrick produziu e dirigiu o filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço". No futurístico enredo de Arthur Clarke, o terrível e inteligente computador HAL 9000 eliminou, um a um, os membros da tripulação da nave interplanetária. Naquela época, esse tipo de tecnologia era apenas uma ficção:…

Ainda que muitos setores continuem em recessão, o crescimento populacional, o aumento da frota de carros e a expansão da área residencial continuam. A vantagem é que a tecnologia também evolui e caminha para soluções acessíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O conceito mais próximo de se tornar realidade é o de Smart City. Em vários países, projetos nesse sentido são cada vez mais vistos como um futuro palpável. Um dos mais recentes é a Plataforma de…

A sanção do Projeto de Lei Complementar nº 160 pelo presidente da República, Michel Temer, é uma vitória que extrapola o âmbito empresarial. Não é exagero dizer que a qualidade de vida dos brasilienses é diretamente afetada pela equiparação dos impostos na Região Centro-Oeste. A visão neste aspecto tem que ser macro e estratégica. É preciso compreender todo o processo pelo qual a cadeia produtiva passa até que os itens sejam disponibilizados para compra. Há mais de uma década, o…

O anúncio do Plano de Demissão Voluntária pelo presidente Michel Temer tem gerado intenso debate acerca dos direitos dos servidores públicos e das condições negociadas. É consenso que ninguém quer infligir a lei ou deixar à deriva quem ocupa um cargo público. A abordagem dos críticos tem mascarado a real intenção da proposta e tratado de forma superficial uma medida que pode ser o início de uma transformação necessária para salvaguardar a economia nacional de maneira efetiva. O PDV não…

Os artigos 5º e 6º da Constituição Federal que, de tão ultrajadamente invocados para tantas falácias parlamentares, têm credibilidade baixa junto à população. No entanto, o texto constitucional em questão é a garantia fundamental do respeito aos direitos individuais e coletivos da sociedade no que concerne aos serviços básicos que devem ser prestados pelo Estado para que os indivíduos possam sobreviver com alguma dignidade. Nesse sentido, está mais do que na hora de legitimar, entre eles, o acesso à Era…

Em tempos de recessão econômica, qualquer medida que afete a empregabilidade e o bolso do consumidor deve ser tomada com cautela. Na verdade, se a proposta tem esses dois impactos, o melhor é refazê-la. Nesta semana, em um vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto, o presidente voltou a listar a reforma do PIS (Programa Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) entre as prioridades que deverão ser resolvidas até o final deste ano. Apesar de…

Às vésperas de proclamar a Independência, o Brasil figurava na lista dos mais ricos do mundo. Ultrapassava grandes potências atuais, tais como Austrália, e se igualava à Suécia. O destino dos brasileiros poderia ter sido bem diferente se as decisões estratégicas tivessem sido tomadas com o devido planejamento a longo prazo. No livro Roots of Brazilian Economic Backwardness, o economista Alexandre Rands Barros aponta o atraso do país foi motivado diversos fatores ligado à descrença na sua população. Enquanto os…

Página 1 de 4