Domingo, 19 de Novembro de 2017

Palavra do Presidente 52

A inovação determina os rumos que a humanidade vai tomar. É a partir dos avanços tecnológicos que se amplia o conhecimento, a relação com outros seres e com o planeta, as preferências de consumo, a longevidade e o conforto das pessoas. As modalidades de trabalho, o desempenho profissional e as ferramentas de prestação de serviços são diretamente impactados pela criatividade dos nossos gênios da computação. Assim como as descobertas da roda e da eletricidade abriram portas para uma mentalidade diferenciada,…

Entre prós e contras, a modernização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) entrou em vigor em um cenário mais amistoso. Longe da pressão dos movimentos políticos – ou, pelo menos, com menor adesão a eles – os debates lançados desde a validade da legislação são mais plausíveis e coerentes com a realidade de um país que se esforça para crescer diante de uma crise. Os primeiros dias foram marcados por dúvidas e respostas ponto a ponto da nova lei.…

Em contraponto a diversas propostas absurdas que pretendiam limitar o uso da internet como ferramenta de liberdade de expressão e de transparência política, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Emenda à Constituição que coloca o acesso à web entre os direitos fundamentais do cidadão. A decisão não foi unânime, pois deu início ao debate sobre a gravidade dessa medida. Entre os prós, está o argumento de que a internet já…

A falta de política industrial e de apoio ao empreendedor tem surtido efeitos no desempenho de diversos setores no Distrito Federal. Neste ano, o ranking atualizado pelo Valor Econômico aponta que das 1000 maiores empresas nacionais, apenas 15 têm sede no DF. Destas, somente quatro são privadas. A OCS Investimentos (comércio varejista), Asa Participações (agroindústria), Grupo Santa (serviços hospitalares) e Brasal Refrigerantes (setor de bebidas) são as poucas sobreviventes a um mercado completamente desfavorável. Na observação do ranking, o setor…

Passados quase 20 anos da privatização das Telecomunicações no Brasil, é chegada a hora de definir o novo marco regulatório, como manda a Lei. A atualização é importante e necessária para eliminar metas estabelecidas há duas décadas e que já são notadamente caducas neste setor de profundas e rápidas transformações tecnológicas. Migrar do regime de concessões para o de autorizações, mitigando o intervencionismo estatal num setor altamente competitivo, liberar a regulação de tarifas e dar fim a obrigações de investimento…

A Tecnologia da Informação é indústria do conhecimento que sem inovação ou geração de novos produtos e serviços fica estagnada. Brasília sempre se caracterizou por ser um polo desenvolvedor e de comercialização muito importante. Hoje, o terceiro do Brasil. Pela primeira vez, temos a chance de discutir um Projeto de Lei que trate da inovação tecnológica. O momento é de fundamental relevância, mas exige especificidades nas tratativas. Uma lei de inovação exige fomento, financiamento, incentivo fiscal e geografia – na…

A Operação Lava Jato tomou tamanha proporção que gera efeitos até na indústria cinematográfica. O filme, lançado recentemente com grande bilheteria, ainda poderá render um bom dinheiro aos seus investidores. A cada novo depoimento, o roteiro mostra que ainda há possibilidade para diversas continuações. Tem tudo para superar Star Wars em número de sequencias. Infelizmente, a situação do país, que já não é boa, pode ficar pior a partir de 2018. Um Projeto de Lei em tramitação no Congresso nacional…

Os jogos digitais, as apostilas online, as aulas EAD são todas ferramental tecnológico que aumenta a motivação dos estudantes e facilitam a profissionalização das pessoas. São excelentes formas de usar a tecnologia a favor da Educação, mas já estão longe de ser inovação. Quando falamos em algo inovador, precisamos ter em mente uma ideia que ninguém antes pensou ser realizável. É um instrumento realmente capaz de transformar a realidade da massa. Os automóveis, os eletrodomésticos, os smartphones trilharam por esse…

 O primeiro ciclo de debates do projeto Brasília 2060, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no último dia de agosto, poderia ter sido bastante óbvio sob a constatação de que a vocação natural de Brasília pauta-se pela evolução tecnológica. Poderiam ter sido só mais dois dias de discursos se não fosse pelo resgate de um histórico que admite exatamente qual o ponto chave que impede a cidade de progredir – o próprio governo. Após ouvir…

Página 1 de 4